Rede Mondó começa projeto de tratamento de água nas escolas de Breves com o objetivo de melhorar o desempenho escolar
O objetivo é promover melhorias na saúde dos estudantes que vão desde a redução de doenças até o desempenho em sala de aula
Entre os dias 6 e 11 de outubro, o Instituto Mondó, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, realizou a segunda turma do curso de Operador de Caixa, voltado a jovens das famílias acompanhadas pelo Rede+, em Breves, no Marajó. A iniciativa integra as ações voltadas à geração de renda e à ampliação das oportunidades profissionais na região.
Com 20 horas de duração, distribuídas em cinco encontros, o curso contou com 18 participantes e abordou temas como uso de sistemas, técnicas de atendimento ao cliente, abertura e fechamento de caixa e outras práticas essenciais para o desempenho da função.
De acordo com Carolina Maciel, diretora executiva do Instituto Mondó, a qualificação profissional é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e ampliar horizontes – por isso, oferecer cursos e formações tem sido uma das estratégias utilizadas pelo programa Rede+ para melhorar a vida dos jovens das famílias integradas ao programa.
“As famílias que acompanhamos no Rede+ têm um alto índice de jovens que nem estudam e nem trabalham, e alguns já são chefes de família. Esses cursos oferecem a oportunidade para que se qualifiquem e ingressem no mercado de trabalho. Muitas vezes, também são uma forma de conectá-los a nós para inseri-los nos programas de alfabetização de jovens e adultos, de modo que possam retornar aos estudos formais”, detalha.
Fernanda Pinheiro, coordenadora de voluntariado e do Núcleo de Educação e Renda do Instituto Mondó, acrescenta que a realização dessa segunda turma atende a uma demanda crescente do comércio local, além do interesse dos jovens em obterem um emprego formal: uma combinação de fatores que resulta, ainda, no fortalecimento da economia do município.
“Mais do que uma formação técnica, o curso foi uma oportunidade real de inclusão e construção de novos caminhos. Cada turma reforça o quanto a qualificação profissional pode transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento local”, frisa.
Com ações como essa, o Instituto Mondó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a criação de novas oportunidades para as famílias marajoaras.
Desenvolvido em parceria com a Vale, o programa Rede+ está inserido na meta da companhia de contribuir para que 500 mil pessoas superem a pobreza extrema até 2030. Em Breves (PA), o projeto acompanha 600 famílias marajoaras no período de 32 meses, com base nos 12 indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) — ferramenta da ONU adaptada à realidade local pelo Instituto Mondó – por meio da metodologia do Acompanhamento Familiar Multidimensional.
A aplicação do IPM permite mapear vulnerabilidades e direcionar ações de forma mais estratégica, considerando aspectos como renda, composição familiar, chefia feminina e presença de pessoas com deficiência. As ações do Rede+ incluem acompanhamento em saúde, oficinas de educação financeira, incentivo ao empreendedorismo, fortalecimento do vínculo entre famílias e escolas, além da implantação de hortas e filtros de água.
O programa também oferece cursos profissionalizantes e fomenta novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo um ciclo de desenvolvimento contínuo. Mais do que resultados pontuais, o Rede+ busca gerar transformações duradouras e aprimorar metodologias de gestão social, tornando-se um modelo de atuação replicável em outros territórios de alta vulnerabilidade.
O objetivo é promover melhorias na saúde dos estudantes que vão desde a redução de doenças até o desempenho em sala de aula
O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.
Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!