Tempo de leitura: 4 minutos
Compartilhar
Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Instituto Mondó promoveu, em parceria com a Fundação Pitágoras, em Breves (Marajó), uma formação continuada do Sistema de Gestão Integrado (SGI), voltada a gestores escolares que já haviam participado das etapas iniciais do programa.
“O objetivo foi reforçar conhecimentos sobre processos e ferramentas do SGI e preparar multiplicadores capazes de expandir a metodologia nas escolas municipais”, destaca Fernanda Pinheiro, coordenadora de voluntariado e do núcleo de educação e renda.
A formação foi conduzida por Cláudia Fonseca, responsável pelo Sistema de Gestão Integrado, que acompanhou os gestores durante três dias. Nos dias 15 e 16, a programação foi dedicada ao aprofundamento do SGI, enquanto no dia 17 pela manhã ocorreu um encontro com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com foco em Comunicação Não-Violenta, atendendo a uma solicitação da própria secretaria.

(Foto: Arquivo / Instituto Mondó)
A jornada do Sistema de Gestão Integrado
Com duração de dois dias, a jornada do SGI possibilitou discutir e aprofundar as sete categorias que sustentam uma gestão escolar focada no alto desempenho de todos os alunos: liderança, expectativas e necessidades a atender, plano a seguir, informações, pessoas trabalhando, processos de trabalho e resultados.
“Foi um espaço de alinhamento, troca de experiências e compromisso para que cada liderança da SEMED e das escolas leve para sua unidade ações mais integradas, coerentes e voltadas para resultados sustentáveis, além de se tornarem facilitadores da metodologia”, destacou Cláudia Fonseca.
A diretora de Ensino da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Valcilene Mercês Gama, já participou da capacitação do SGI e reforçou os ganhos que a ferramenta tem trazido para a gestão escolar. “O Sistema de Gestão Integrado contribui para que eu realize minhas atividades de forma mais efetiva, porque me encaminha para um planejamento cíclico contínuo. Com o SGI melhorei minha prática com relação a centralizar dados, otimizar processos, melhorar a comunicação com a comunidade escolar e a gestão pedagógica da secretaria, além de gerar informações e relatórios essenciais para a tomada de decisões”, afirmou.

(Foto: Arquivo / Instituto Mondó)
Comunicação Não-Violenta como ferramenta de transformação
A oficina de Comunicação Não-Violenta também marcou a formação. A CNV é uma abordagem desenvolvida por Marshall Rosenberg que visa promover a compreensão mútua, a empatia e a colaboração, ajudando as pessoas a expressarem suas necessidades e a ouvirem as dos outros de forma compassiva.
Além de compreenderem os fundamentos dessa prática, os gestores analisaram exemplos concretos e trouxeram situações reais do cotidiano escolar. “A partir delas, exercitamos a escuta, a empatia e a formulação de respostas mais claras e respeitosas, utilizando os quatro passos da CNV: observação, sentimento, necessidade e pedido. O resultado foi a construção coletiva de um repertório de práticas que fortalecem as relações dentro da escola e com a comunidade”, explicou a facilitadora.

(Foto: Arquivo / Instituto Mondó)
Revolução na gestão educacional em Breves
O SGI é uma tecnologia de gestão educacional desenvolvida pela Fundação Pitágoras em parceria com o Instituto Mondó, com foco no alto desempenho dos estudantes da rede pública. Em Breves, a implantação já apresenta resultados expressivos.
Entre 2022 e 2024, o programa foi implementado em 27 escolas municipais, beneficiando 52 gestores, 400 educadores e impactando mais de 37 mil estudantes e suas famílias. Os resultados da capacitação confirmam a eficácia da metodologia: 94% dos participantes relataram desenvolvimento significativo em habilidades de gestão de projetos; 97% observaram melhorias nos processos gerenciais; 88,9% identificaram redução de custos na gestão escolar.
Com os gestores formados atuando como multiplicadores, o projeto segue em expansão e amplia seu alcance, consolidando uma transformação educacional que já impacta comunidades amazônicas.
Para o Instituto Mondó, a educação de qualidade é a chave para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental na região.
Continue lendo
Instituto Mondó lança II Edital de Boas Práticas para reconhecer experiências inovadoras na educação em Breves (PA)
O Instituto Mondó lança nesta terça 16, o II Edital de Boas Práticas, uma iniciativa voltada a valorizar e premiar experiências inovadoras que estão transformando...