Inscrições abertas para o Intercâmbio Mondó 2025.2
Terceira edição ocorre de 20 a 24 de julho, com vagas presenciais e remotas para atividades no Marajó (PA); confira como se inscrever
Entre os dias 13 e 17 de julho, o município de Breves, na Ilha do Marajó (PA), recebeu o Intercâmbio Mondó — uma iniciativa de voluntariado promovida pelo Instituto Mondó com o objetivo de aproximar estudantes universitários da realidade amazônica e fomentar soluções colaborativas para os desafios sociais da região.
Supervisionados por uma professora universitária de saúde, nesta edição, participaram 9 estudantes de medicina da Universidade Paulista (UNIP), que atuaram em atividades de saúde preventiva e atendimentos médicos às populações da comunidade Vila São Tomé e da comunidade ribeirinha São Pedro. A proposta foi fortalecer o impacto social de longo prazo a partir do trabalho conjunto entre os voluntários e os saberes locais.
Durante os cinco dias de imersão, os participantes vivenciaram uma jornada marcada pelo contato direto com os desafios e as potências da Amazônia.
A estudante de medicina Denise Salotti, do 4º ano da UNIP em São José do Rio Pardo (SP), relatou que a ação possibilitou levar informações importantes às comunidades, como orientações de primeiros socorros. Ela destacou que a logística é uma das principais barreiras para o acesso à saúde, com casos de crianças que nunca foram ao dentista e medicamentos de difícil acesso. “Poder contribuir com meu conhecimento através de orientações médicas foi de suma importância para minha formação profissional”, afirmou.
As ações de saúde realizadas pelos voluntários também impactaram a rotina da Escola São Tomé, que serviu de base para as atividades. A diretora da instituição, Leidinelma Silva, avaliou positivamente a presença da equipe. Para ela, a iniciativa fortaleceu os laços entre escola, comunidade e saúde: “Quando a escola abre suas portas para a comunidade, ela abre para as famílias que ajudam a compor a escola.”
A imersão foi acompanhada de perto por uma equipe do Instituto Mondó, majoritariamente formada por marajoaras, o que garantiu uma atuação em rede, com valorização dos saberes e da cultura local.
Para a vice-reitora de Administração e Finanças da UNIP, Cláudia Andreatini, a vivência na Amazônia teve um efeito transformador nos estudantes. Ela destacou que o contato com outra realidade contribuiu para o amadurecimento dos futuros profissionais: “A escuta é muito importante para a realização das atividades médicas, sobretudo em uma região como a Amazônia. O respeito ao próximo é fundamental. Pude notar que essa vivência os deixou muito emocionados.”
O Intercâmbio Mondó é realizado duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e propõe uma imersão no bioma amazônico. Segundo Júlia Jungmann, diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Mondó, o programa oferece a estudantes de diferentes regiões do Brasil a chance de vivenciar a Amazônia em profundidade. “À medida que esses voluntários doam seu conhecimento técnico e empático, eles também recebem saberes, aprendizados e lições de vida.”
Ela também ressalta que os jovens se depararam com comunidades sem saneamento básico, o que impacta diretamente a saúde da população. Problemas intestinais e doenças de pele são alguns dos efeitos observados. “A partir dessas experiências, esses futuros profissionais desenvolvem senso crítico, postura mais humanizada e empatia. O Intercâmbio Mondó é uma oportunidade de construção de cidadania”, completou.
Além da edição de julho, o Instituto Mondó segue trabalhando na expansão do programa, com o desenvolvimento de novas modalidades de intercâmbio, incluindo propostas voltadas ao voluntariado corporativo. A ideia é oferecer experiências de impacto social e ambiental a empresas e organizações interessadas em engajar seus colaboradores com propósito, alinhadas às práticas de sustentabilidade e responsabilidade social (ESG).
(Fotos: Everaldo Barreiros / Instituto Mondó)
Terceira edição ocorre de 20 a 24 de julho, com vagas presenciais e remotas para atividades no Marajó (PA); confira como se inscrever
O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.
Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!