Tempo de leitura: 4 minutos
Compartilhar
Estão abertas até o dia 03 de novembro as inscrições para a segunda edição do Intercâmbio Mondó 2025. O projeto é parte do Programa de Voluntariado Afluir, idealizado pelo Instituto Mondó, e oferece uma oportunidade única de voluntariado que busca unir pessoas comprometidas com a transformação social das comunidades amazônicas, em especial no Arquipélago do Marajó (PA).
Durante cinco dias, entre 18 e 23 de janeiro de 2025, um grupo de voluntários estará desenvolvendo uma série de ações em Breves (PA), cidade com cerca de 100 mil habitantes conhecida como a “Capital das Ilhas do Marajó”.
Podem participar estudantes, professores e profissionais de áreas ligadas às quatro dimensões de atuação do Instituto Mondó: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Moradia, Energia e Água. Também estão aptos aqueles que estudam ou atuam em áreas transversais ligadas às Ciências Sociais, Humanas, Saúde, Comunicação, Artes Cênicas e alunos do Ensino Médio.
O Instituto Mondó (antes conhecido como Rede Mondó) é uma organização sem fins lucrativos idealizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades amazônicas a partir da Educação. Breves é a cidade-piloto, onde o programa começou a atuar, em 2020.
Entre os parceiros do Instituto Mondó estão a Vale, o Movimento Bem Maior e a Fundação Pitágoras. Por meio do Programa de Voluntariado Afluir, lançado em 2024, a comunidade de Breves ganhou uma Brinquedoteca para atender mães que frequentam as aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); na primeira edição do Intercâmbio Mondó, em julho deste ano, os voluntários realizaram ações como oficinas e palestras sobre Direitos Humanos, Saúde Mental, Comunicação e Artes Cênicas; mutirão de consultas médicas e psicológicas; implantação de hortas comunitárias, entre outras.
Para esta segunda edição do Intercâmbio Mondó, o grande parceiro e a Partners Brasil (capítulo local da Partners of The Americas), organização com mais de 50 anos de atuação no país (e 60 anos globalmente) e grande expertise em voluntariado.
A Partners Brasil conta com 14 unidades dedicadas a unir esforços órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e empresas para desenvolver projetos que abordam questões críticas em saúde, empreendedorismo, conservação ambiental, intercâmbio cultural e educação.
MODALIDADES
O Intercâmbio Mondó realizará ações tanto presenciais quanto remotas, contemplando as regiões urbana e rural de Breves. No total, são 45 vagas: 20 vagas para atividades presenciais abertas a voluntários de qualquer lugar do país, 15 vagas para atividades presenciais exclusivas para voluntários que residem em Breves (PA) e 10 vagas para atividades remotas, disponíveis para voluntários de qualquer lugar do país.
Para participar, é preciso se inscrever como voluntário do Afluir, neste link. Os inscritos serão submetidos a uma análise de perfil a fim de identificar com quais áreas e ações estão mais alinhados. Contudo, no momento de preenchimento do formulário o estudante, professor ou profissional escolhe em qual área deseja atuar e qual a modalidade de voluntariado (presencial ou remoto).
A lista de selecionados será divulgada no dia 05 de novembro. O grupo selecionado, independentemente da modalidade e área escolhida, passará por um treinamento prévio pela equipe do Instituto Mondó até a data de embarque.
EDITAL
A participação no Intercâmbio Mondó é totalmente gratuita para os voluntários que atuarão de maneira remota. Para as ações presenciais, há um valor a ser investido para o custeio do translado entre Belém e Breves, alimentação, acomodação e um kit de voluntário.
Para conferir todas as ações previstas, o cronograma de atividades e as áreas de atuação, além dos valores e mais detalhes sobre a participação no programa, consulte o edital disponível neste link.
Para esclarecer dúvidas diretamente com a equipe do Instituto Mondó, clique aqui (WhatsApp).
Continue lendo
Vivência no Marajó inspira trabalhos de estudantes em congresso médico
Experiência no programa de voluntariado Afluir do Instituto Mondó inspira publicações apresentadas no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado em Natal (RN)