Thumbnail

Formação em Informática abre portas para autonomia e renda no arquipélago do Marajó

Diário de Bordo 12/09/2025

O Instituto Mondó concluiu a segunda turma do curso de Informática, uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Econômico que beneficiou jovens de até 24 anos e mulheres de todas as idades acompanhados pelo programa Rede+, executado pela instituição.

O curso contou com 20 participantes e teve carga horária de 30 horas, realizado entre os dias 18 de agosto e 6 de setembro.

Durante as aulas, os alunos aprenderam a utilizar o computador, ferramentas online e o pacote Office — conhecimentos fundamentais para conquistar espaço no mercado de trabalho e também para o dia a dia acadêmico.

Como incentivo, ao final da formação, cada estudante recebeu um kit especial, com pendrive, fones de ouvido e uma cesta básica.

“Nosso objetivo foi garantir que essas pessoas tenham acesso a ferramentas práticas que realmente façam diferença no seu cotidiano. A tecnologia, quando bem utilizada, abre portas e amplia horizontes”, destacou Fernanda Pacheco, Coordenadora de Voluntariado e do Núcleo de Educação e Renda do Instituto Mondó.

Histórias de transformação

Entre os participantes, histórias de superação marcaram a experiência. Elival Gomes, estudante, autônomo e de origem ribeirinha, contou que o curso representou mais do que um aprendizado técnico:

“Pretendo utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para contribuir com a elaboração de atividades acadêmicas. Por esse motivo sou grato pela oportunidade que o Instituto me proporcionou. Acredito que a tecnologia é essencial para o acesso ao mercado de trabalho”, relatou.

Já Glayce Farias, graduanda do curso de Farmácia, reforçou como a formação foi fundamental para abrir novas possibilidades:

“Pretendo aplicar os conhecimentos em minha carreira acadêmica, pois ela exige que eu tenha acesso e conheça as ferramentas abordadas no curso de informática básica. Futuramente, essa formação também irá me ajudar a entrar no mercado de trabalho com mais facilidade. Já perdi oportunidade de emprego, pois um dos principais requisitos para concorrer à vaga seria ter o curso básico em informática. Hoje quem não se atualiza na tecnologia, infelizmente fica para trás”, afirmou.

Inclusão digital e geração de oportunidades

Mais do que ensinar o uso da tecnologia, essa ação reforçou o compromisso do Instituto Mondó em investir na inclusão digital como porta de entrada para a geração de renda, autonomia e empregabilidade. Ao oferecer ferramentas que ampliaram as possibilidades profissionais, a instituição contribuiu para que essas pessoas construíssem novas perspectivas de futuro e avançassem em direção à superação da vulnerabilidade social.

“Cada aluno que passa por esse processo de formação carrega consigo a possibilidade de transformar não apenas a própria vida, mas também a realidade de sua família e comunidade. É isso que nos motiva a seguir investindo em capacitações como essa”, acrescentou Fernanda.

Rede+: transformando realidades no Marajó

O Rede+ é um programa desenvolvido pelo Instituto Mondó em parceria com a Vale, inserido na meta da companhia de apoiar a saída de 500 mil pessoas da pobreza extrema até 2030, por meio da metodologia de Acompanhamento Familiar Multidimensional (AFM).

Em Breves, 600 famílias são acompanhadas a partir de 12 indicadores que compõem o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), adaptado à realidade da região. As estratégias incluíram áreas como Educação, Renda, Saúde, Nutrição e Infraestrutura, tendo as escolas como parte essencial da mobilização e execução das ações junto às famílias.

Ao alinhar educação, formação profissional e geração de oportunidades, o Instituto Mondó reafirmou sua missão de impulsionar o desenvolvimento econômico local e fortalecer a economia do Marajó. Cada ação, como o curso de Informática, foi um passo concreto para que famílias inteiras pudessem romper ciclos de pobreza e conquistar uma vida com mais dignidade e independência.

Thumbnail
Continue lendo

EMEI Pingo de Gente é a vencedora da primeira premiação relâmpago do Desafio Jornada Para o Amanhã

Entre 29 de junho e 12 de julho lançamos a primeira premiação relâmpago concorrendo a uma TV LCD, um aparelho de DVD e material didático...

Fechar

O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.

Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!