O Programa de Orientação e Acolhimento (PROA) é uma iniciativa do Instituto Mondó voltada à promoção da saúde mental entre crianças e jovens na comunidade escolar. O projeto nasceu diante de um cenário alarmante: Breves (PA) apresenta índices de suicídio superiores à média nacional, especialmente entre os mais jovens.
Para enfrentar esse desafio, o Instituto Mondó realizou um amplo diagnóstico em 40 escolas da rede municipal, com mais de 500 participantes, identificando fatores de risco e oportunidades de intervenção. Com base nesses dados, o PROA capacita educadores, profissionais de saúde e de assistência social oferecendo ferramentas práticas para transformar escolas e outros espaços da comunidade em lugares de acolhimento, autoconhecimento e fortalecimento emocional.
O programa busca estruturar uma rede de enfrentamento aos desafios de saúde mental na Amazônia, garantindo que as escolas e as comunidades estejam preparadas para oferecer suporte contínuo aos estudantes. Além disso, o PROA estimula o debate e a formulação de políticas públicas, com potencial de ampliação do impacto das ações para toda a comunidade amazônica. Para entender o modelo e como é possível replicá-lo em todo o escopo, entre em contato com o Time Mondó!
Acesse aqui conteúdos relevantes que são gerados no entorno do Instituto Mondó, a partir dos nossos projetos, pelas pessoas da nossa rede e parceiros.
Registro das ações e encontros realizados.
O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.
Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!